quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Edição Especial: Olimpíada de Língua Portuguesa

Prezados Professores,
A Edição especial: Olimpíada de Língua Portuguesa pretende debater a Iniciativa fazer Ministério da Educação, realizada los Parceria com a Fundação Itaú Social EO Centro de Estudos e Pesquisas los Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O Objetivo da Edição especial E Divulgar e discutir como Experiências de Leitura e Escrit um that TEM Sido fomentadas Pelo concurso Opaco envolvem o Professores e Alunos da Educação Básica.
Horário: 17h
Att,
Equipe TV Escola

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Relato sobre Seminários Integrados 2013


O MUNICÍPIO E OS ESPORTES RADICAIS: O SEMINÁRIO INTEGRADO COMO TEMA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE
Carla Inês Schwaickhardt
Meu relato de experiência com Seminário Integrado remete a 2013, numa turma de 2º ano. Esta turma de 25 alunos entre 16 e 18 anos, estudava à tarde e em sua maioria era alunos dos bairros da cidade ou de localidades mais distantes da sede do município, onde o horário de ônibus só permitia seus estudos a tarde.
Esta realidade tão heterogênea e a necessidade de promover a diversidade a partir dos sujeitos da aprendizagem levaram-me a propor a pesquisa sobre o município onde vivem sob os enfoques das Ciências Humanas. Parti da concepção de que é necessário ler o mundo e a palavra, e as a área que trabalho favorece estes enfoques. Não parece fácil, porém o município é o espaço ideal pois é o espaço mensurado por eles.
As primeiras semanas em que nos encontrávamos (nas aulas) pedi que relatassem suas vivências e seus conhecimentos sobre as localidades ou bairros que conheciam. Foi possível observar que a maioria dos alunos possuíam poucas vivências com regiões do município que não ficam próximas aos distritos e/ou bairros que ficavam no entorno de seu trajeto diário ou localidade, sendo assim mais difícil relacionar as teorias com suas histórias. Mas, com o passar do 1º trimestre, a curiosidade sobre alguns enfoques foram crescendo.
Ao resgatar as vivências, foi possível promover a diversidade partindo dos sujeitos da aprendizagem, pois cada um se tornava sujeito vivo de um projeto que interligava com tantas outras possibilidades que permitia lidar com essas diversidades de forma leve e ao mesmo tempo profunda, permitindo uma construção de saber coletivo.
O projeto foi orientado para que contemplasse aspectos do município de Venâncio Aires, respeitando os interesses e os dados trazidos pelo grupo de pesquisa. No final do segundo trimestre este projeto foi associado aos primeiros resultados das pesquisas feitas nas demais áreas do conhecimento. Ao término do ano, este projeto estava associado aos demais projetos feitos pelos alunos.
Abaixo destaco um projeto feito por alunos do 2º ano (turma 205) da EEEB Cônego Albino Juchem, com orientação das professoras Carla Inês Schwaickhardt , Luciane Kroth e Liane Rosa. Os alunos responsáveis pelo projeto foram Marcos Scherer, Marcos Wenzel e João Trindade com os objetivos de conhecer os esportes radicais e identificar as possibilidades da pratica destes em Venâncio Aires
Os esportes radicais, enfoque indicados por dois alunos, despertaram o interesse e debates interessantes nas diversas áreas do conhecimento: desde tradução de termos em inglês (muito comuns nos esportes radicais) até análise de políticas públicas, desde o cálculo de consumo de combustíveis até o impacto das atividades sobre os ambientes e os pratica tidos em Venâncio Aires.
Foi possível refletir conceitos geográficos, impacto sócio ambiental e relacioná-los com o seu ambiente de moradia, como relevo (qual a parte do município é favorável ao rafting, a montainbike?) , a vegetação, manifestações climáticas, organizações sociopolíticas ( como distritos, secretarias, sociedades e associações esportivas) e religiosas, e as necessidades de infraestrutura nos distritos.
Com a pesquisa e divulgação do que eles pesquisaram foi possível observar que o município é rico em possibilidades porém não possui infraestrutura adequada a todos os esportes e poucos praticantes. Também foi destacado por eles a importância do equipamento de proteção e alimentação saudável (que era tema de pesquisa de outras colegas).
Nas várias análises feitas por mim e pelos alunos em diversos momentos das aulas e das pesquisas, foi destacada a carência de uma cultura de pesquisa e de valorização dos ambientes municipais. Além disso, é necessário espaços de divulgação das pesquisas. Nossa escola criou um belo espaço de promoção e divulgação das pesquisas .


Professores Orientadores: Carla I. Schwaickhardt, Luciane Kroth, Liane Rosa
Alunos pesquisadores: Marcos Scherer, Marcos Wenzel e João Trindade
Tema pesquisado: Esportes radicais em Venâncio Aires
Turma: 205 turno da tarde
Escola de Educação Básica Cônego Albino Juchem