Aplicações de Mapas Conceituais na Educação como Ferramenta Meta Cognitiva
Resumo.
Este artigo discute o uso de mapas
conceituais como ferramenta metacognitiva no contexto Educacional. O artigo faz
uma reflexão sobre a manifestação de idéias e sua representação na forma de
mapas, além de propor três aplicações, a saber: como ferramenta para a
indexação dos conteúdos envolvidos em um ambiente virtual de aprendizagem, como
apoio à revisão bibliográfica e como apoio ao desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem.
Indicamos ainda outras possíveis aplicações, onde os mapas podem trazer contribuições
através da redução da sobrecarga cognitiva e da amplificação de nossas habilidades
cognitivas.
Palavras-chave: mapas conceituais,
organizadores de conhecimento, aplicações de mapas conceituais na Educação.
Leia todo o artigo sobre o assunto acessando o link abaixo.
http://www.geografia.fflch.usp.br/posgraduacao/apoio/apoio_raffo/flg5052/aula_1/AplicacoesdeMapasconceituaisnaEducacao.pdf
Tânia Barbosa Salles Gava1
, Crediné Silva de Menezes1,Davidson Cury1
1
Departamento de Informática – UFES
CEP 29060-970 – Vitória – ES – Brasil
t_salles@zaz.com.br, credine@inf.ufes.br, dede@inf.ufes.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário