domingo, 20 de abril de 2014

Tipos e Classificação de Pesquisas

TIPOS DE PESQUISA

Costa e Costa (2011, p.35-37) evidenciam que nos procedimentos metodológicos pergunta-se "Como fazer?"
Existem diferentes tipos de pesquisas que podem ser:
Pesquisa teórica
Pesquisa descritiva
Pesquisa explicativa
"Descrever é narrar o que acontece, e explicar é dizer por que acontece" (RUDIO, 1998, p.71).
A pesquisa descritiva e explicativa podem  ser desenvolvidas sob a forma de:
Estudo de caso
Pesquisa documental
Pesquisa bibliográfica
Pesquisa ex-post-facto
Pesquisa ação
Pesquisa participante
Pesquisa experimental

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Quanto a sua natureza pode ser:

Básica: Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem explicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.

Aplicada: Objetiva gerar conhecimentos para a aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.


Quanto a abordagem pode ser:

Quantitativa: Busca a descrição dos fenômenos baseada na frequência com que aparecem e estabelece relações estatísticas.

Qualitativa: Busca compreender os fenômenos descritos qualitativamente e suas causas. Pode apoiar-se em dados estatísticos.

Mista: Apresenta abordagem quantitativa e qualitativa.


Quanto aos objetivos pode ser:

Exploratória: Visa proporcionar maior familiaridade com o problema e ajuda a identificar os fatos relevantes que devem ser investigados (pesquisa bibliográfica, estudo de caso...).

Descritiva: Visa descrever as características de determinada população e estabelecer relações entre variáveis (levantamentos, observações ...).

Explanatória ou Explicativa: Visa identificar os fatores que explicam por que acontecem os fenômenos observados.


Do ponto de vista dos procedimentos técnicos pode ser:

Pesquisa bibliográfica: É aquela realizada em livros, revistas, jornais, etc. É básica para qualquer tipo de pesquisa, mas pode esgotar-se em si mesma.

Pesquisa ação: É o tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou resolução de um problema coletivo; busca um fenômeno de uma população sem interferir na vida dos indivíduos, ou seja, não modifica a condição de vida da comunidade pesquisada; os pesquisadores se envolvem na pesquisa e devem ser flexíveis na aceitação dos pontos de vista dos participantes.

Pesquisa participante: Busca transformações no modo de vida da comunidade e dos seus indivíduos através de serviços prestados; ocorre interação entre pesquisador e os membros da comunidade investigada; busca investigar um fenômeno social que ocorre junto a comunidade populares, portanto, é um momento de trabalho de educação popular e prestação de serviço à comunidade; importa conhecer para formar pessoas motivadas a transformar os cenários sociais e suas próprias vidas e destinos.

Estudo de caso: É o estudo limitado a uma pessoa ou poucas unidades. Pode ser uma pessoa, família, produto, etc; é detalhada e profunda; apresenta procedimento técnico qualitativo utilizado para aprofundar um problema único; estudo empírico (prático) que busca determinar ou testar uma teoria.

Pesquisa Experimental: é aquela em que o pesquisador manipula variáveis com o objetivo de observar fenômenos. Envolve trabalhos laboratoriais.


1° Encontro do Pacto na Escola E.E.M. Wolfram Metzler aconteceu no dia 16.04.2014.

       Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - 1° Encontro do Pacto na Escola Wolfram aconteceu no dia 16.04.2014. Muitos questionamentos. Isso foi bom, pois demonstrou que o grupo está interessado em saber mais a respeito da proposta para a formação dos professores do Ensino Médio. 
Objetivos Gerais:

1. Orientar a formação continuada dos professores, promovendo momentos de reflexão, a partir do estudo dos referenciais teóricos da reestruturação curricular do ensino médio, das situações vivenciadas na sala de aula e no cotidiano da Escola.
2.  Articular ações práticas para o desenvolvimento do trabalho educativo, considerando a realidade e as necessidades das juventudes, promovendo a formação humana integral dos mesmos.

Objetivos Específicos:

  • Promover o debate, a partir do referencial teórico do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio;
  • Estimular o grupo a socialização das práticas realizadas em sala de aula;
  • Planejar com os professores atividades a serem aplicadas em sala de aula, a partir das sugestões do material de apoio;
  • Refletir sobre os índices de evasão e reprovação buscando alternativas de superação;
  • Reconstruir contextualizando a proposta curricular do Ensino Médio Politécnico e Integrado da Escola.



Mais informações acesse o blog da EEEM Wolfram Metzler

RESIGNIFICANDO O ENSINO MÉDIO


Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio


     Durante o período de 02 a 04 de abril de 2014, os professores da 6ª CRE, participaram da primeira formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, evento promovido pela SEDUC- RS e pelo governo federal, tendo como local a UFSM, em Santa Maria-RS, o qual é considerado como uma iniciativa de larga escala, e que pretende atender quase 500 mil professores do ensino médio – que depende da adesão das secretarias estaduais de educação e de instituições públicas de ensino superior. A meta é oferecer formação de 200 horas por ano a esses educadores e também aos coordenadores pedagógicos das escolas.
      Nos dias em que estiveram reunidos os professores Orientadores e Coordenadores do Ensino Médio Politécnico das CREs desenvolveram Seminários, Palestras e Debates tendo com base os cadernos de “Formação de Professores do Ensino Médio – Ensino Médio e Formação Humana Integral/MEC/SEB”. Na ocasião os conteúdos foram desenvolvidos por professoras da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria e divididos por módulos, correspondentes aos seis turnos dos referidos dias. A formação dos Orientadores e Coordenadores aconteceu para que sejam disseminados em suas respectivas escolas e, como avaliação do final do evento ficou comprovada, pelos participantes, queo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio deve trazer melhorias para essa etapa do ensino.  Cabe ressaltar, que a  formação de professores é investimento que vale a pena ser feito. É impossível aperfeiçoar e avançar sem investir na capacitação e formação continuada dos professores. 
      A expectativa dos professores que lá estiveram é contar com a adesão de todos os colegas professores que atuam no EMP, todavia, sabe-se que as dificuldades e quebra de paradigmas permeiam o contexto escolar desta modalidade, tornando-se um desafio constante para todos os docentes.  Lembrando que é uma lei federal e que à ação deve contribuir para uma melhoria nos indicadores da fase de ensino, terão ênfase também estratégias de ensino que envolva as novas tecnologias, como “tablets”, distribuídos aos professores do ensino médio e reestruturação curricular, pois, tem que ser levado em consideração que a juventude de hoje não é a mesma do século passado, e, indubitavelmente, é preciso ter uma visão diferente do papel do professor. Em suma, após o formação ficou definido que, a partir da tomada de consciência, a respeito da importância de refletir sobre suas ações, o professor formador tem papel fundamental na ação dos futuros professores, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, tendo como pressupostos: a participação, o comprometimento e a articulação para apontar caminhos entre a teoria e a prática pedagógica docente decorrente de momentos reflexivos, de estudo e contextualização do princípio educativo.

Texto escrito por: ELIEZER DIAS MARTINS DOS SANTOS OKAJIMA
Professora Supervisora e Coordenadora do EMP/ EEEM Sebastião Jubal Junqueira/Venâncio Aires

Pacto Nacional



Ensino Médio

Começa formação na rede estadual para Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Está sendo iniciada nesta semana no Rio Grande do Sul a etapa de formação continuada dos professores que vão atuar como orientadores de estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. No Estado, seis universidades públicas vão coordenar, junto da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o processo de formação, que será acompanhado por assessores da Seduc.
O calendário começa nesta segunda-feira (31), com atividades até o dia 4/4, no campus Bagé da Unipampa, com a formação dirigida aos orientadores de estudos da 10ª, 13ª, 19ª e 35ª Coordenadorias Regionais de Educação, respectivamente Uruguaiana, Bagé, Santana do Livramento e São Borja.
A UFFS – Fronteira Sul faz a formação entre 31/03 e 02/04, no Campus da Unijuí em Ijuí para 9ª,14ª, 15ª, 17ª, 21ª, 32ª, 36ª e 39ª Coordenadorias Regionais (Cruz Alta, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Carazinho).
A UFSM atende entre os dias 2 e 4/4, no Campus da Universidade, em Santa Maria, as CREs 6ª, 7ª, 8ª, 20ª, 24ª e 25ª (Santa Cruz do Sul, Passo Fundo, Santa Maria, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Soledade)

Nos dias 7, 8 e 9, em parceria da UFRGS e Uergs, será realizada em Porto Alegre, no Hotel Embaixador, a formação para 1ª, 2ª, 3ª, 23ª, 27ª e 28ª CREs (Porto Alegre, São Leopoldo, Estrela, Vacaria, Canoas e Gravataí).
Entre 9 e 11/4 haverá formação em dois polos. A Furg trabalha com professores da 4ª, 11ª e 18ª CREs (Caxias do Sul, Osório e Rio Grande) e a UfPel, em Pelotas, com professores da 5ª, 12ª e 16ª Coordenadorias (Pelotas, Guaíba e Bento Gonçalves).
O Processo formativo consiste em seis módulos:
Módulo I – de março a julho de 2014
• Ensino Médio e Formação Humana Integral
• Princípios Orientadores Do Ensino Médio Politécnico: Politecnia, Pesquisa Como Princípio Pedagógico, Reconhecimento Dos Saberes, Relação Teoria-Prática.
Módulo II
• O Jovem Como Sujeito Do Ensino Médio
• Pesquisa Como Princípio Pedagógico
• Politecnia
Módulo III
• O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e O Desafio da Formação Humana Integral
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
• Trabalho como Princípio Educativo
• Ensino Médio Integrado à Educação Profissional
• Politecnia
Módulo IV
• Áreas do Conhecimento e Integração Curricular
• Relação Teoria-Prática
• Interdisciplinaridade
• Currículo Contextualizado
• Pesquisa como Princípio Pedagógico
Módulo V
• Organização e Gestão Democrática da Escola
• Cidadania
• Participação
Módulo VI
• Avaliação Emancipatória no Ensino Médio

Os cadernos 1 a 6, que embasam a formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio podem ser acessados aqui.    

DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

COORDENAÇÃO DE GESTÃO DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

NÚCLEO DE POLÍTICAS E AÇÕES DO ENSINO MÉDIO E DO CURSO NORMAL



MUNICÍPIO ESCOLA NOME COMPLETO DO PROFESSOR
SANTA CRUZ DO SUL FORMADORA 6ª CRE MARISTELA DAL LAGO
Boqueirão do Leão EEEM Eugênio Franciosi Márcia Maria Freschi
Candelária EEEM Guia Lopes Ana Margarida Poentini de Souza

EEEM Fábio Nackpar dos Santos Débora Silveira Pereira
Encruzilhada do Sul EEEM Carlos Corrêa da Silveira Ana Virgínia Pereira da Silveira

EEEB Borges de Medeiros Tânia Margarete Corrêa Silveira

IEE Gomercinda Dornelles Fontoura João Batista Fontoura Cardoso
Herveiras EEEM Emílio Alves Nunes Luciano José Ertel
Lagoa Bonita do Sul EEEM José Luchese Angelita Ceretta
Mato Leitão EEEB Poncho Verde Rosane Maria Kremer Reiter
Passa Sete EEEM Cristo Rei Maria Metildes Paulus
Passo do Sobrado EEEM Alexandrino de Alencar Tatiana Thiesen da Silva
Rio Pardo Colégio Estadual Barro Vermelho Ivana Beatriz de Oliveira Huff

EEEM Fortaleza Rutiane Della Giustina Aguiar

EEEM João Habekost Ana Joana Souza de Ávila

IEE Ernesto Alves Nilvia Leal Azeredo Souza


Marlene Borstmann Machado
Santa Cruz do Sul EEEM Nossa Senhora da Rosário Denise Raquel Klein

Colégio Estadual Professor Luiz Dourado Luciana Aneas Mattioni


Odeti Nair de Moura Ertel

EEEM Santa Cruz Lucijane Ferreira da Silva

Colégio Estadual Monte Alverne Ana Patrícia Camargo da Luz Luiz

EEEM Willy Carlos Frölich Ana Elisa Kroth

EEEM José Mânica Maria de Fátima Fabres Castro

EEEM Alfredo José Kliemann Eduardo Louzado

EEEM Ernesto Alves de Oliveira Claudia Marlize Vogt


Girlei Lucia Hoos

EEEM Nossa Senhora da Esperança Nara Elaine Flores
Sinimbu EEEM Frederico Kops Anelise Cristina Nonnemacher
Sobradinho EEEB Padre Benjamim Copetti Lizandro de Lima Rocha


Karine Aparecida Petzold
Vale do Sol EEEM Guilherme Fischer Anderson Ismael Reichert
Venâncio Aires EEEM Mariante Andréa Rocha de Araújo

EEEM Crescer Joice de Lourdes Battisti Gassen

EEEB Cônego Albino Juchem Patrícia Kolberg


Luciane Scwendler Kroth

EEEM Frida Reckziegel Angela Maria Sterz

EEEM Wolfram Metzler Ivonir Silveira da Rosa

EEEM Sebastião Jubal Junqueira Eliezer Dias Martins dos Santos Okajima

EEEM Adelina Isabela Konzem Suelise Lorenz Kist
Vera Cruz EEEM Vera Cruz Silvana Marilin Budde


Neuza Beatriz Meert Ferreira
Venâncio Aires EEEM Monte das Tabocas Mara Inês Federhen
Rio Pardo EEEM Biágio S. Tarantino Cassiandra Sampaio Joaquim
Santa Cruz do Sul EEEB Estado de Goiás Luciana Cremones Trevisan
Vale Verde EEEM Curupaiti Janio Julino Weber da Silva

terça-feira, 4 de março de 2014

Relato sobre a disciplina de Seminários Integrados

Olá pessoal...

Na escola Estadual de Ensino Médio Guia Lopes de Candelária, estou acompanhando o andamento e o desenvolvimento dos alunos desde o primeiro ano, 2012, quando o Seminário Integrado foi inserido nas escolas... Bons frutos foram colhidos até o presente momento. Hoje, sou a professora do SI nas turmas do 3º ano, formandos de 2014 e primeiros alunos a completarem sua carga horária de 3000 horas.... Minha expectativa é extremamente grande nos trabalhos deste ano. Espero poder compartilhar isso com outros colegas e também conversar sobre as angustias do 3º ano EM.

Até mais....
Solange Elisa Dielh Borstmann

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Edição Especial: Olimpíada de Língua Portuguesa

Prezados Professores,
A Edição especial: Olimpíada de Língua Portuguesa pretende debater a Iniciativa fazer Ministério da Educação, realizada los Parceria com a Fundação Itaú Social EO Centro de Estudos e Pesquisas los Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O Objetivo da Edição especial E Divulgar e discutir como Experiências de Leitura e Escrit um that TEM Sido fomentadas Pelo concurso Opaco envolvem o Professores e Alunos da Educação Básica.
Horário: 17h
Att,
Equipe TV Escola

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Relato sobre Seminários Integrados 2013


O MUNICÍPIO E OS ESPORTES RADICAIS: O SEMINÁRIO INTEGRADO COMO TEMA DE PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE
Carla Inês Schwaickhardt
Meu relato de experiência com Seminário Integrado remete a 2013, numa turma de 2º ano. Esta turma de 25 alunos entre 16 e 18 anos, estudava à tarde e em sua maioria era alunos dos bairros da cidade ou de localidades mais distantes da sede do município, onde o horário de ônibus só permitia seus estudos a tarde.
Esta realidade tão heterogênea e a necessidade de promover a diversidade a partir dos sujeitos da aprendizagem levaram-me a propor a pesquisa sobre o município onde vivem sob os enfoques das Ciências Humanas. Parti da concepção de que é necessário ler o mundo e a palavra, e as a área que trabalho favorece estes enfoques. Não parece fácil, porém o município é o espaço ideal pois é o espaço mensurado por eles.
As primeiras semanas em que nos encontrávamos (nas aulas) pedi que relatassem suas vivências e seus conhecimentos sobre as localidades ou bairros que conheciam. Foi possível observar que a maioria dos alunos possuíam poucas vivências com regiões do município que não ficam próximas aos distritos e/ou bairros que ficavam no entorno de seu trajeto diário ou localidade, sendo assim mais difícil relacionar as teorias com suas histórias. Mas, com o passar do 1º trimestre, a curiosidade sobre alguns enfoques foram crescendo.
Ao resgatar as vivências, foi possível promover a diversidade partindo dos sujeitos da aprendizagem, pois cada um se tornava sujeito vivo de um projeto que interligava com tantas outras possibilidades que permitia lidar com essas diversidades de forma leve e ao mesmo tempo profunda, permitindo uma construção de saber coletivo.
O projeto foi orientado para que contemplasse aspectos do município de Venâncio Aires, respeitando os interesses e os dados trazidos pelo grupo de pesquisa. No final do segundo trimestre este projeto foi associado aos primeiros resultados das pesquisas feitas nas demais áreas do conhecimento. Ao término do ano, este projeto estava associado aos demais projetos feitos pelos alunos.
Abaixo destaco um projeto feito por alunos do 2º ano (turma 205) da EEEB Cônego Albino Juchem, com orientação das professoras Carla Inês Schwaickhardt , Luciane Kroth e Liane Rosa. Os alunos responsáveis pelo projeto foram Marcos Scherer, Marcos Wenzel e João Trindade com os objetivos de conhecer os esportes radicais e identificar as possibilidades da pratica destes em Venâncio Aires
Os esportes radicais, enfoque indicados por dois alunos, despertaram o interesse e debates interessantes nas diversas áreas do conhecimento: desde tradução de termos em inglês (muito comuns nos esportes radicais) até análise de políticas públicas, desde o cálculo de consumo de combustíveis até o impacto das atividades sobre os ambientes e os pratica tidos em Venâncio Aires.
Foi possível refletir conceitos geográficos, impacto sócio ambiental e relacioná-los com o seu ambiente de moradia, como relevo (qual a parte do município é favorável ao rafting, a montainbike?) , a vegetação, manifestações climáticas, organizações sociopolíticas ( como distritos, secretarias, sociedades e associações esportivas) e religiosas, e as necessidades de infraestrutura nos distritos.
Com a pesquisa e divulgação do que eles pesquisaram foi possível observar que o município é rico em possibilidades porém não possui infraestrutura adequada a todos os esportes e poucos praticantes. Também foi destacado por eles a importância do equipamento de proteção e alimentação saudável (que era tema de pesquisa de outras colegas).
Nas várias análises feitas por mim e pelos alunos em diversos momentos das aulas e das pesquisas, foi destacada a carência de uma cultura de pesquisa e de valorização dos ambientes municipais. Além disso, é necessário espaços de divulgação das pesquisas. Nossa escola criou um belo espaço de promoção e divulgação das pesquisas .


Professores Orientadores: Carla I. Schwaickhardt, Luciane Kroth, Liane Rosa
Alunos pesquisadores: Marcos Scherer, Marcos Wenzel e João Trindade
Tema pesquisado: Esportes radicais em Venâncio Aires
Turma: 205 turno da tarde
Escola de Educação Básica Cônego Albino Juchem