Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Durante
o período de 02 a 04 de abril de 2014, os professores da 6ª CRE, participaram da primeira
formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, evento
promovido pela SEDUC- RS e pelo governo federal, tendo como local a UFSM, em
Santa Maria-RS, o qual é considerado como uma iniciativa de larga escala, e que
pretende atender quase 500 mil professores do ensino médio – que depende da
adesão das secretarias estaduais de educação e de instituições públicas de
ensino superior. A meta é oferecer formação de 200 horas por ano a esses
educadores e também aos coordenadores pedagógicos das escolas.
Nos
dias em que estiveram reunidos os professores Orientadores e Coordenadores do
Ensino Médio Politécnico das CREs desenvolveram Seminários, Palestras e Debates
tendo com base os cadernos de “Formação de Professores do Ensino Médio – Ensino
Médio e Formação Humana Integral/MEC/SEB”. Na ocasião os conteúdos foram desenvolvidos
por professoras da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria e divididos por
módulos, correspondentes aos seis turnos dos referidos dias. A formação dos
Orientadores e Coordenadores aconteceu para que sejam disseminados em suas
respectivas escolas e, como avaliação do final do evento ficou comprovada,
pelos participantes, queo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio deve
trazer melhorias para essa etapa do ensino.
Cabe ressaltar, que a formação de
professores é investimento que vale a pena ser feito. É impossível aperfeiçoar
e avançar sem investir na capacitação e formação continuada dos professores.
A expectativa dos professores que lá estiveram é contar com a adesão de todos os colegas professores que atuam no EMP, todavia, sabe-se que as dificuldades e quebra de paradigmas permeiam o contexto escolar desta modalidade, tornando-se um desafio constante para todos os docentes. Lembrando que é uma lei federal e que à ação deve contribuir para uma melhoria nos indicadores da fase de ensino, terão ênfase também estratégias de ensino que envolva as novas tecnologias, como “tablets”, distribuídos aos professores do ensino médio e reestruturação curricular, pois, tem que ser levado em consideração que a juventude de hoje não é a mesma do século passado, e, indubitavelmente, é preciso ter uma visão diferente do papel do professor. Em suma, após o formação ficou definido que, a partir da tomada de consciência, a respeito da importância de refletir sobre suas ações, o professor formador tem papel fundamental na ação dos futuros professores, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, tendo como pressupostos: a participação, o comprometimento e a articulação para apontar caminhos entre a teoria e a prática pedagógica docente decorrente de momentos reflexivos, de estudo e contextualização do princípio educativo.
Texto escrito por: ELIEZER DIAS MARTINS DOS SANTOS OKAJIMA
Professora Supervisora e Coordenadora do EMP/ EEEM Sebastião Jubal Junqueira/Venâncio Aires
A expectativa dos professores que lá estiveram é contar com a adesão de todos os colegas professores que atuam no EMP, todavia, sabe-se que as dificuldades e quebra de paradigmas permeiam o contexto escolar desta modalidade, tornando-se um desafio constante para todos os docentes. Lembrando que é uma lei federal e que à ação deve contribuir para uma melhoria nos indicadores da fase de ensino, terão ênfase também estratégias de ensino que envolva as novas tecnologias, como “tablets”, distribuídos aos professores do ensino médio e reestruturação curricular, pois, tem que ser levado em consideração que a juventude de hoje não é a mesma do século passado, e, indubitavelmente, é preciso ter uma visão diferente do papel do professor. Em suma, após o formação ficou definido que, a partir da tomada de consciência, a respeito da importância de refletir sobre suas ações, o professor formador tem papel fundamental na ação dos futuros professores, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, tendo como pressupostos: a participação, o comprometimento e a articulação para apontar caminhos entre a teoria e a prática pedagógica docente decorrente de momentos reflexivos, de estudo e contextualização do princípio educativo.
Texto escrito por: ELIEZER DIAS MARTINS DOS SANTOS OKAJIMA
Professora Supervisora e Coordenadora do EMP/ EEEM Sebastião Jubal Junqueira/Venâncio Aires
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