REDES DE APRENDIZAGEM - ATIVIDADE 1.1.
Infelizmente não precisei
tirar fotos dos espaços da minha escola para poder comentar que, no cotidiano,
as aulas são ministradas ainda no modelo tradicional, onde alunos assistem ao
professor expondo conteúdos, usando o livro ou o quadro de giz como recurso
pedagógico. São raros os professores que usam as tecnologias oferecidas pela
escola, como: internet e rede wi-fi em todos os ambientes, data-show, aparelhos
de microscópio eletrônicos, laboratório de informática, lousa digital e TVs novas
com entradas USB, DVD e outras.
Vejo maior movimento no
uso desses aparelhos com os alunos do Ensino Médio Politécnico. O Ensino
Fundamental Inicial e Final, pouco usa desses instrumentos. Eu procuro usar pelo menos uma vez por semana
um recurso diferente para manter meus alunos atualizados nos conhecimentos da
série, como também nos materiais disponíveis na escola para pesquisa e/ou
trabalhos.
Ainda existe muita resistência ao uso das tecnologias por
parte de muitos professores. Os mesmos alegam que não usam por desinformação,
não sabem usar e esperam que a gestão escolar providencie algum profissional
para atuar nos ambientes. Alegam terem turmas numerosas, que não dão conta de usar,
orientar e cuidar do material. Sempre há muita pressa para que os minutos das
aulas sejam “aproveitados”. Não podem perder tempo indo de um ambiente para
outro com os alunos...
Aproveitam mais o tempo
apenas lendo os livros didáticos e reproduzindo atividades constadas neles, até
que ponto?
Quanto vale o
aproveitamento do tempo, quando os alunos podem estar vivendo, ouvindo ou
sentindo o conhecimento instantaneamente, via web?
O que o aluno realmente aproveita
do uso exclusivo do livro didático, da cópia automática ou da experimentação em
tempo real, vendo, ouvindo, pesquisando nos instrumentos mais variados?
Medo de usar as
tecnologias disponíveis por medo de estragá-las ou comodidade, estar na sala,
abrir o livro e passar temas no quadro de giz?
Todos os recursos
tecnológicos citados até aqui demandam uma questão: DESACOMODAÇÃO!
Ser professor é ser
mediador do conhecimento, romper barreiras, propor alternativas, mas o aluno
sempre será o SUJEITO do seu próprio conhecimento. Devemos então, oferecer-lhes
diversas alternativas. Com atitude e coragem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário