quarta-feira, 25 de março de 2015

REFLEXÕES ACERCA DO COTIDIANO ESCOLAR


REDES DE APRENDIZAGEM -  ATIVIDADE 1.1.
Infelizmente não precisei tirar fotos dos espaços da minha escola para poder comentar que, no cotidiano, as aulas são ministradas ainda no modelo tradicional, onde alunos assistem ao professor expondo conteúdos, usando o livro ou o quadro de giz como recurso pedagógico. São raros os professores que usam as tecnologias oferecidas pela escola, como: internet e rede wi-fi em todos os ambientes, data-show, aparelhos de microscópio eletrônicos, laboratório de informática, lousa digital e TVs novas com entradas USB, DVD e outras.
Vejo maior movimento no uso desses aparelhos com os alunos do Ensino Médio Politécnico. O Ensino Fundamental Inicial e Final, pouco usa desses instrumentos.  Eu procuro usar pelo menos uma vez por semana um recurso diferente para manter meus alunos atualizados nos conhecimentos da série, como também nos materiais disponíveis na escola para pesquisa e/ou trabalhos.
Ainda existe  muita resistência ao uso das tecnologias por parte de muitos professores. Os mesmos alegam que não usam por desinformação, não sabem usar e esperam que a gestão escolar providencie algum profissional para atuar nos ambientes. Alegam terem turmas numerosas, que não dão conta de usar, orientar e cuidar do material. Sempre há muita pressa para que os minutos das aulas sejam “aproveitados”. Não podem perder tempo indo de um ambiente para outro com os alunos...
Aproveitam mais o tempo apenas lendo os livros didáticos e reproduzindo atividades constadas neles, até que ponto?
Quanto vale o aproveitamento do tempo, quando os alunos podem estar vivendo, ouvindo ou sentindo o conhecimento instantaneamente, via web?
O que o aluno realmente aproveita do uso exclusivo do livro didático, da cópia automática ou da experimentação em tempo real, vendo, ouvindo, pesquisando nos instrumentos mais variados?
Medo de usar as tecnologias disponíveis por medo de estragá-las ou comodidade, estar na sala, abrir o livro e passar temas no quadro de giz?
Todos os recursos tecnológicos citados até aqui demandam uma questão: DESACOMODAÇÃO!

Ser professor é ser mediador do conhecimento, romper barreiras, propor alternativas, mas o aluno sempre será o SUJEITO do seu próprio conhecimento. Devemos então, oferecer-lhes diversas alternativas. Com atitude e coragem.

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