O protagonismo é considerado como uma forma de ajudar o adolescente a construir sua autonomia através da prática da situação real, do corpo a corpo com a realidade, a partir da participação ativa, crítica e democrática em seu entorno social. Isso implica a geração de espaços e situações que iriam propiciar a sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais.
1) O que eu considero uma escola ideal hoje?
2) O que eu posso mudar na minha escola, no meu
planejamento, para alcançar os objetivos que estou construindo junto a educação
dos meus alunos?
3) Os conceitos dos alunos que estão no Ensino
Médio, nos 1ºs e 2ºs anos estão sendo discutidos por área do conhecimento. Qual
o avanço que houve nas turmas em que os professores hoje são corresponsáveis
por esta avaliação na minha escola?
4) Estamos
todos hoje convidados a nos reciclar na educação. Quem não estiver buscando o
diálogo junto aos seus pares, está enfrentando dificuldades em sala de aula. O
nosso aluno está precisando do nosso discernimento quanto ao que é mais
importante para a escolha que ele está fazendo. Ter esse olhar perpassa até
mesmo a nossa capacidade de conhecimento profissional, nos colocando na posição
de orientadores da aprendizagem. Precisamos lembrar que somos profissionais,
temos uma longa caminhada, e o nosso educando precisa da nossa firmeza como
educadores. Portanto, a pergunta quanto a este assunto é: Como posso enfrentar
esse novo desafio da educação?
5) A
sociedade muda de acordo com as necessidades do seu povo. Existem lutas e
discussões intermináveis colocando a educação sempre como o principal ponto de
partida para acompanhar essas mudanças. Qual o papel do educador? Porque a
sociedade cobra tanto uma nova postura desse profissional, sem dar o devido
valor estrutural e financeiro? Como podemos participar e realmente ter este
reconhecimento?
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