quarta-feira, 24 de julho de 2013

Novos desafios da educação

        O protagonismo é considerado como uma forma de ajudar o adolescente a construir sua autonomia através da prática da situação real, do corpo a corpo com a realidade, a partir da participação ativa, crítica e democrática em seu entorno social. Isso implica a geração de espaços e situações que iriam propiciar a sua participação criativa, construtiva e solidária na solução de problemas reais.

1) O que eu considero uma escola ideal hoje?

2) O que eu posso mudar na minha escola, no meu planejamento, para alcançar os objetivos que estou construindo junto a educação dos meus alunos?

3) Os conceitos dos alunos que estão no Ensino Médio, nos 1ºs e 2ºs anos estão sendo discutidos por área do conhecimento. Qual o avanço que houve nas turmas em que os professores hoje são corresponsáveis por esta avaliação na minha escola?

 4) Estamos todos hoje convidados a nos reciclar na educação. Quem não estiver buscando o diálogo junto aos seus pares, está enfrentando dificuldades em sala de aula. O nosso aluno está precisando do nosso discernimento quanto ao que é mais importante para a escolha que ele está fazendo. Ter esse olhar perpassa até mesmo a nossa capacidade de conhecimento profissional, nos colocando na posição de orientadores da aprendizagem. Precisamos lembrar que somos profissionais, temos uma longa caminhada, e o nosso educando precisa da nossa firmeza como educadores. Portanto, a pergunta quanto a este assunto é: Como posso enfrentar esse novo desafio da educação?


 5) A sociedade muda de acordo com as necessidades do seu povo. Existem lutas e discussões intermináveis colocando a educação sempre como o principal ponto de partida para acompanhar essas mudanças. Qual o papel do educador? Porque a sociedade cobra tanto uma nova postura desse profissional, sem dar o devido valor estrutural e financeiro? Como podemos participar e realmente ter este reconhecimento?

Nenhum comentário:

Postar um comentário